Relações virtuais



















Muito tenho conversado sobre esse tema e o que eu ouço é sempre “isso é coisa de quem não tem nada pra fazer”. A verdade é que namoros são começados através de sites, amizades são feitas em salas de bate-papo e casais chegando ao altar. Eu mesmo conheço dois casais que se conheceram no ambiente virtual e que hoje estão casados.

O contato pessoal está sendo substituído por uma internet a cabo. É verdade! Não é exagero. Aqui em casa a conta de telefone diminuiu. Basta eu ficar on line e todos estão ali.

No meu trabalho a moda é e-mail. Tudo é por e-mail! “Vamos almoçar?” “Como foi o final de semana?” “Hoje tem reunião às 15:00h”. Meu amigo divide a sala comigo e mesmo assim prefere mandar um e-mail comunicando algo ao invés de virar pro lado e me dizer pessoalmente. Segundo ele, é mais prático, visto que já está na frente do computador.

Estou lembrando do meu aniversário do ano passado. Os telefonemas que eu tanto esperei durante o dia não vieram. Entrei na página do meu orkut e estavam todos lá me desejando felicidades através dos scraps. Fiquei furioso.

Entendo que a “globalização virtual” tem seu lado positivo. Tudo está a um clique! Assusta-me na medida em que isso distancia as pessoas. O contato, o olho no olho.

Tenho grandes amigos feitos pela internet e o que eu sempre digo a eles é que por trás do monitor “corre sangue na veia”.

Quando troquei a conexão da minha internet de discada para uma banda larga fiquei alucinado com a possibilidade de estar 24horas em frente ao computador sem ouvir minha mãe gritando “Olha a conta de telefone”. Isso durou alguns meses. Enjoei. Já estava quase ficando igual a caveira dessa foto.

Imponha seus próprios limites. Converse apenas com pessoas que realmente lhe traga confiança. Cuidado com os materiais que são trocados, todos os computadores, de certa forma, são rastreados. Informações muito pessoais no primeiro contato descarte.

Cultive os bons relacionamentos. Virtual ou não o importante é que haja sinceridade.

Dedico essa crônica a dois grandes amigos: Anderson Barbosa e Valdinei Almeida.


Forte abraço,

Fábio Ventura




3 comentários:

Unknown disse...

Amigo, não me canso de falar q vc é mais q um amigo é um irmão (um irmão q nunca tive).

Agradeço sempre a Deus por ter sua amizade. Sucesso Bendito!!!

Anônimo disse...

cara quando vc vai abrir uma oportunidade de eu falar com vc?

Anônimo disse...

Por que nao:)